<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

quarta-feira, abril 06, 2005

Roma - Coliseu e Fórum Romano 

Vamos iniciar esta nossa viagem pela cidade de Roma, cidade que se encontra de luto devido ao falecimento do Papa João Paulo II. Independentemente da religião e da fé que vos mova, julgo que todos sabemos reconhecer o grande homem que o Santo Padre foi. Seguramente não foi perfeito (apenas um homem, convêm não esquecer), mas alcançou grandes feitos. Que descanse em paz!

Chegamos a Roma na Sexta-feira Santa e o plano original era assistirmos à noite mais alta do Coliseu in loco (falo da Via Sacra). Porém tal não foi possível graças à alta eficiência da Iberia que nos atrasou o voo em apenas quatro horas. Bem, ainda vimos o coliseu em festa, mas do lado de fora e da janela de um táxi. Portanto podem agradecer à Iberia o facto de não haver nenhuma fotografia do evento. Nós já agradecemos...



No dia seguinte, recompostos da atribulada viagem e após a compra dos bilhetes de comboio para Florença, iniciamos então as nossas deambulações pela capital Italiana. E nada como abrir as hostilidades no mais famoso monumento romano. O Coliseu é de facto imponente, sendo o maior anfiteatro de Roma. Este foi o palco dos já míticos combates mortais entre gladiadores e animais selvagens, a que assistiam os imperadores e os cidadãos abastados. A capacidade máxima do recinto era de 55 000 lugares sentados e as pessoas eram dispostas de acordo com a sua classe social.



Infelizmente não nos foi possível entrar no recinto (fim-de-semana da Páscoa em Roma significa filas de espera de duas ou mais horas), logo limitamo-nos a vagamundear pelos arredores. Na multidão pode-se distinguir alguns soldados romanos. Desenganem-se aqueles que pensam que os bravos guerreiros estão de volta. Agora limitam-se a tirar fotografias aos turistas em troca de alguns euros. Mudam-se os tempos, mudam-se as necessidades (eu sei que o provérbio é “vontades”, mas também ele é mutável).



Prosseguimos a nossa visita caminhando até ao Fórum Romano. Nos primórdios da república, o Fórum era um local caótico, que abrigava estabelecimentos de comida, bordéis, templos e a casa do Senado. No século II a.C., foi no entanto decidido que Roma necessitava de um centro mais salubre e os ditos estabelecimentos de comida foram substituídos por centros de negócios e tribunais.



As maiores atracções do vasto espaço são, a Casa das Virgens Vestais (que tratavam da chama sagrada do templo de Vesta) e a Basílica de Constantino. Também de realçar o Arco de Tito (construído para comemorar o saque a Jerusalém) e as colunas do templo de Castor e Pólux.



Fórum visitado, decidimos que seria um pecado ir a Roma e não ver a famosa Loba de Rómulo e Remo. Porém não foi nada fácil encontrar o simpático e pequeno (muito pequeno) animal, que se escondia perto do Capitólio (a estátua é uma replica). Mas lá conseguimos.



Qual a história da Loba? Bem, conta uma lenda que certa vez um homem muito cruel atacou o pai de dois gémeos, aprisionando-o e raptando os seus dois filhos que mais tarde abandonou na floresta entregues ao seu destino. Porém o choro das crianças atraiu a atenção de uma Loba que os encontrou. A dita Loba decidiu levá-los com ela e amamentá-los como se fossem seus filhos. Um dia um camponês passava pela floresta e deu com as duas crianças mamando na Loba. Decidiu levá-las com ele e baptizou-as de Rómulo e Remo. Muitos anos mais tarde, já adultos, Rómulo e Remo foram à procura do seu pai sendo que o encontraram, libertaram-no e puniram o homem que o havia aprisionado. Depois, voltaram para o lugar onde a Loba os havia amamentado, nas margens do rio Tevere, e decidiram que aquele seria o lugar de uma nova cidade. O nome escolhido foi Roma. E com a famosa lenda da Loba encerro a crónica de hoje. Até Breve!

A. Narciso @ quarta-feira, abril 06, 2005

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer